domingo, 20 de junho de 2010

O Diário da Nossa Paixão






Esse é um livro de perda (mas não para a tragadora de vidas), amor e reconquista.

Noah e Allie tiveram um lindo amor de verão e por diferenças de classe social, foram obrigados a se separar. Sete anos depois, eles se reencontram e descobrem que ainda se amam.
Noah venceu na vida e está satisfeito com o que tem...
Mas se sente incompleto. Falta o amor...
O amor de Allie.
Apesar de se reencontrarem e saberem que ainda se amam, as coisas mudaram...
Allie está noiva de um homem maravilhoso. Que realmente a ama.
Ela foi ver Noah apenas para contar sobre sua vida e ver com os próprios olhos um dos sonhos que ele realizou.
Mas ela não consegue se afastar e novamente eles vivem seu amor...
Mas Allie terá que escolher entre Noah e o noivo. Ela faz a sua escolha e vive anos muito felizes ao lado do seu amor e dos seus filhos...
Mas, já na velhice, a doença que rouba as memórias, a faz esquecer tudo o que viveu.
Mas através das memórias de uma pessoa querida, é lhe contada toda sua história.
Um pequeno resumo:" Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende.
Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora.
Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele...
E o milagre acontece.
A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele... Apesar da doença.
Mas haverá mais. Um livro escrito com uma força delicada e comovente, uma beleza surpreendente e arrebatadora como há muito já não se encontrava na literatura recente.

" Há cartas que Noah escreveu para Allie que muito me emocionaram:



" A razão porque dói tanto separar-nos é porque as nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham estado e sempre o fiquem.Talvez tenhamos vivido milhares de vidas antes desta, e em cada uma nos tenhamos reencontrado. E talvez em cada uma tenhamos sido separados pelos mesmos motivos.
Isto significa que esta despedida é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio ao que virá.


Quando olho para ti vejo a tua beleza e graça, e sei que cresceram mais fortes e, cada vida que viveste. E sei que gastei todas as vidas antes desta à tua procura.
Não de alguém como tu, mas de ti, porque a tua alma e a minha têm de andar sempre juntas.
E assim, por uma razão que nenhum de nós entende, fomos obrigados a dizer adeus um ao outro.
Adoraria dizer-te que tudo correrá bem para nós, e prometo fazer tudo o que puder para garantir que assim será.
Mas se nunca nos voltarmos a encontrar e isto for verdadeiramente um adeus, sei que nos veremos ainda noutra vida.
Iremos encontrar-nos de novo, e talvez as estrelas tenham mudado, e nós não apenas nos amemos nesse tempo, mas por todos os tempos que tivemos antes."


"Queridíssima Allie
Não sei mais o que dizer exceto que não pude dormir na noite passada porque sabia que tudo acabou entre nós. É um sentimento diferente para mim, algo que nunca esperei, mas, olhando para trás, suponho que não poderia ter acabado de outra maneira.
Tu e eu éramos diferentes. Viemos de mundos diferentes, e, no entanto, foi você quem me ensinou o valor do amor. Mostraste-me o que era gostar de outra pessoa, e sou um homem melhor por causa disso.
Quero que nunca o esqueças.
Não me sinto amargo pelo que aconteceu...Pelo contrário. Estou seguro no conhecimento deque o que nós tivemos foi real, e fico feliz por nos ter sido possível estar juntos mesmo por um breve período de tempo.
E se, em algum lugar distante do futuro, nos virmos um ao outro nas nossas vidas, sorrirei para ti com alegria, e recordarei como passamos um verão debaixo das árvores, aprendendo um do outro e crescendo em amor.
E talvez, por um breve momento, tu também o sintas, e sorrias também, e saboreies as memórias que sempre partilharemos.
Amo-te, Allie.
Noah"


"Sou quem sou por causa de ti. Tu és todas as razões, todas as esperanças, e todos os sonhos que sempre tive, e o que quer que nos aconteça no futuro, cada dia em que estamos juntos é o melhor dia da minha vida.
Serei sempre teu. E, minha querida, serás sempre minha. Noah".


Esse aqui é um trecho da carta da Allie: "Por favor não fiques zangado comigo nos dias em que não me lembrar de ti, e ambos sabemos que virão. Sabe que te amo, que sempre te amarei, e que o que quer que aconteça, sabe que eu vivi a melhor vida possível. A minha vida contigo.
E se guardares esta carta para a leres outra vez, acredita então no que agora estou a escrever para ti. Noah, onde quer que estejas e quando quer que isto seja, amo-te.
mo-te agora enquanto escrevo isto, e amo-te agora enquanto lês isto. E lamentarei muito se não for capaz de te dizer. Amo-te profundamente meu marido. És, e foste sempre, o meu sonho.
Allie".

Nenhum comentário: